Esta oficina, organizado a partir de 2 encontros, dirige-se a moradores e/ou trabalhadores da região do Jardim São Luís, que tenham interesse em aprender sobre práticas em hortas urbanas, a partir da perspectiva da permacultura, a formação abordará possibilidades de cultivo e manejo de hortas urbanas, adequação e escolha de espécies, compostagem e práticas agrícolas sustentáveis. O objetivo da formação é gerar autonomia sustentável para cultivos no território, estimulando experimentações, convivência e trabalho em grupo.
parceria e apoio
Educadores da formação
Alê Monteiro
Educador
Alê atua como permacultor, arquiteto urbanista ecológico e social, regenerador das paisagens urbanas das bordas da cidade e educador ambiental. Ativista em relação às mudanças climáticas, ao lixo zero e ao “faça você mesmo”. Integra o NUPECI, coletivo residente do Espaço Cultural CITA, onde realiza ações diversas de permacultura. Articula ações em várias redes: Territorialidades (educação), Permaperifa (permacultura), Fórum de Cultura da Zona Sul e Sudoeste (cultura), Climate Leaders Brazil e outras. Integra outras iniciativas ambientais, principalmente na cidade de São Paulo e seus arredores.
Alex Zudão
Educador
Morador do bairro Jardim Trianon, de Taboão da Serra-SP, onde se localiza a Horta Popular Becos e Vielas e associação cultural homônima das quais participa. Está artista educador ambiental pela Escola Municipal Iniciação Artistica (EMIA) Chácara do Jockey e Permacultor Periférico pelo Coletivo Eparreh, é membro da Rede Permaperifa SP. Atualmente estuda no curso Técnico em Meio Ambiente na ETEC Guaracy Silveira.
A quem se destina a formação
-
Preferencialmente moradores e/ou atuantes da região do Jardim São Luís
-
Faixa etária: 18 anos ou mais.
Conteúdos Desenvolvidos
-
Introdução à agricultura periférica;
-
Adubação verde, defensivos naturais e caldas agroecológicas;
-
Compostagem: Tipos e finalidades;
-
Leitura da paisagem e dos padrões naturais: Escolha de espécies adequadas ao seu espaço;
-
Aproveitamento de pequenos espaços;
-
Sinalização e identificação;
-
Conexões, redes e troca de saberes.
Dias e Horários
-
Segunda, 08 de maio e Quinta, 11 de maio das 9h30 às 13h30 (4 horas cada encontro)
Agenda
-
Dias 08 e 11 de Maio
Local da formação
Horta Feliz: Favela da Felicidade - Jardim Ibirapuera, São Paulo - SP, 05815-085, próximo ao Campo de Futebol Favela da Felicidade.
Inscrições
Acesse o formulário abaixo e preencha sua inscrição.