top of page
  • Muller Silva

CDHEP lança sistematização da Campanha Latino-Americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Fre

Em maio de 2021, o CDHEP lançou a Sistematização Fase 1 – Campanha em Defesa do Legado de Paulo Freire, documento que organiza as ações que foram realizadas por movimentos sociais, universidades públicas, organizações não governamentais (ONGs), Pastorais, coletivos, cursinhos populares, núcleos e laboratórios de pesquisa, redes de educadores populares, entre outros. Além disso, o processo de sistematização tem como objetivo analisar e extrair os ensinamentos empreendidos em cada ação e atividade realizada.

O documento, elaborado por Ana Cristina Morais e Mariana Pasqual, organiza e analisa as ações que ocorreram entre o período de 8 de junho de 2019 e 25 de agosto de 2020, totalizando 15 meses de atividade. Ao todo, foram realizadas 78 atividades, entre eventos de lançamento, reuniões organizativas, audiências públicas, rodas de conversa e seminários. 

Dessas atividades, excluindo as reuniões organizativas, foram realizadas 44 ações nas cinco regiões do Brasil. No total, excluindo o CEAAL e a Secretaria Operativa da Campanha, 51 entidades foram responsáveis por organizar as atividades.

A sistematização completa com a discrição e modalidade das ações, assim como quais coletivos, movimentos e entidades as organizaram, pode ser conferido em:  http://ceaal.org/v3/cpf-sistematizacaofase1-campanha-freire/.

Sobre a campanha

A Campanha Latino-Americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire, organizada pelo Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL), foi lançada em julho de 2019 como forma de se contrapor à ofensiva ideológica contra o pensamento crítico de Paulo Freire e defender seu legado diante do atual contexto, marcado pelo aprofundamento das desigualdades sociais e dos processos históricos de opressão. 

O CDHEP é responsável pela Secretaria Operativa da Campanha, que tem entre suas atribuições organizar a comunicação e memória dos processos empreendidos na Campanha, apoiando os coletivos, organizações e movimentos sociais participantes. As atividades da Campanha continuam em sua segunda fase no ano de 2021 rumo ao centenário de Paulo Freire que será celebrado em setembro deste ano. 

Caso queira participar da Campanha, entre em contato com a Secretaria Operativa pelo email: paulofreirevive@cdhep.org.br

Para mais informações, acesse:

2 visualizações0 comentário

Receba novidades por email

Obrigado pelo envio!

logo-home.png
bottom of page