Na quarta-feira, 17 de dezembro, realizamos a cerimônia de encerramento das atividades da segunda turma do projeto “Educa Lab: laboratório de Educomunicação e outros fazeres”, seguindo todos procedimentos exigidos para prevenção da Covid-19.
O projeto, que teve início em março de 2020, originalmente previa encontros presenciais semanais. No entanto, por conta da declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a pandemia para o Covid-19, as atividades desde o ano passado foram adaptadas para o modo online, mantendo-se semanais. A primeira turma, com oito participantes, teve atividades entre março e dezembro de 2020. A segunda turma teve de início dez participantes, e foram agregadas mais duas no decorrer do programa, realizado de fevereiro a novembro de 2021.
“A ideia inicial era que esse segundo grupo tivesse a duração de seis meses. Pensamos nesse momento que realizar o curso de forma híbrida atenderia à demanda para criar vínculos, assim a previsão era de que todos os encontros ocorressem de forma online e um encontro por mês fosse presencial. No entanto, os encontros presenciais ocorreram somente nos dois primeiros meses (fevereiro e março). Após a segunda quinzena do mês de março, o governo de São Paulo adotou a fase emergencial que novamente permitia somente o funcionamento de atividades essenciais. Sendo assim, explicamos para as participantes a decisão tomada pela coordenação do CDHEP e mantivemos o cronograma, apenas com os encontros online”, contou Janaína.
Ao longo do primeiro semestre de 2021, também firmamos uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mais especificamente com o curso de Psicologia. A parceria consiste no recebimento de duas estagiárias, que são estudantes do curso e passaram a acompanhar e planejar os encontros. Além disso, eram feitas reuniões de supervisão com a professora orientadora das estudantes.
Esses encontros foram muito importantes, pois, além do fortalecimento do trabalho em si, proporcionaram grandes trocas de experiências e a aproximação das participantes com a Clínica Escola da Universidade.
Outra parceria firmada ao longo do ano foi uma campanha solidária de doação de alimentos agroecológicos para famílias do território, em parceria com @coresvivas_agroecologia. A ideia é atender às famílias das 12 (doze) jovens participantes do projeto “Educa Lab: laboratório de educomunicação e outros fazeres”, e mais outras 8 famílias cadastradas nas ações solidárias que o CDHEP vem realizando desde o início da pandemia.
O tema agroecologia foi incluído dentre as temáticas trabalhadas sobre Direitos Humanos, que incluíram temas como:
Identidade / Autocuidado
Introdução ao tema da comunicação não violenta
Feminismo, a partir da leitura coletiva do livro “Sejamos todos feministas”, de Chimamanda Ngozi Adichie
Racismo e desigualdade
Democracia e Cidadania
Direitos Humanos
Relações, território (casa, comunicação),
Planos/desejos/projetos
Os encontros seguiram o cronograma proposto, sem grandes alterações, no entanto entendemos esse contato totalmente online, sem que houvesse algum vínculo mais aprofundado, não nos permitiu criar fortes vínculos que possibilitassem uma maior interação. Por essa razão, houve a proposta de que, no segundo semestre (agosto à dezembro de 2021), pudéssemos continuar juntas e atender mais duas meninas novas no projeto.
Assim encerramos o ano com a participação de 12 jovens do território, são elas:
Ana Beatriz dos Santos
Bruna Da Silva Amorim
Jamily Cavalcante Dourado
Kethlyn Kethriny da Costa Brito
Lara Fabia Marques de Jesus
Ramone Bernardo de Araújo
Rayssa Sousa Silva
Stefane Teixeira
Stefani machado dos santos
Thalia Tenorio Danta
Victoria Cavalcante dos Santos
Vitória Souza Serra
Comentarios