Desde o final de 2018 o CDHEP realiza uma ação para o encaminhamento e atendimento de casos do sistema de justiça criminal, em fase de inquérito ou de processo, no Núcleo de Justiça Restaurativa estabelecido na comarca de Barueri, na Grande São Paulo. O projeto Restaurando o Justo é financiado pelo Instituto Betty e Jacob Lafer
Além do foco no encaminhamento e atendimentos dos casos, algo que, desde o seu início, levou a esforços de sensibilização junto a profissionais do Ministério Público e do Poder Judiciário da comarca de Barueri, o projeto contribui para o fortalecimento de uma política pública municipal de Justiça Restaurativa, um movimento que começou na cidade a partir de iniciativas nos idos de 2011.
Como parte desse processo e por intermédio de articulações do Núcleo de Justiça Restaurativa de Barueri, coordenado pela juíza Daniela Nudeliman Guiguet Leal, o CDHEP realizou uma formação de facilitadores e facilitadoras de Justiça Restaurativa online com 60 horas/aula entre maio e junho de 2021. Uma segunda etapa presencial, de 30horas/aula, dedica a metodologias e práticas de Justiça Restaurativa, aconteceu entre outubro e novembro de 2021.
Foram formadas/os agentes de diversos lugares institucionais da rede de serviços públicos do município como educação, assistência social, Ministério Público, dentre outros.
Comments