Este curso dirige-se a pessoas que atuam nas áreas social, educacional e de saúde em instituições públicas, organizações sociais, movimentos, comunidades, coletivos, igrejas e pastorais. Convidamos os profissionais da política de assistência social e de saúde (SUS) que atuam e/ou residem na região da periferia sul de SP (Campo Limpo, Capão Redondo, Jardim Ângela e Jardim São Luís), umas das regiões mais violentas da cidade de São Paulo, território em que o CDHEP está há mais de 40 anos.
A formação é composta por vivências, exposições teóricas e trabalho em grupo. A última parte da formação será dedicada à aplicação de práticas restaurativas pelas educandas/os em suas instituições, comunidades, movimentos ou coletivos, sempre com acompanhamento da equipe do CDHEP.
CONTEÚDOS DA FORMAÇÃO
O curso apoia-se na Escola de Perdão e Reconciliação da Colômbia e nas diversas práticas formais e informais, nos princípios e valores da Justiça Restaurativa Comunitária. O processo é dividido em quatro etapas:
1ª Dimensões cognitivas e emocionais para reconhecer e lidar com sentimentos e necessidades que afetam as relações e apresenta a não violência, o perdão e a restauração como valores.
2ª Justiça Restaurativa como desconstrução e reconstrução de conceitos e práticas; como modelo de justiça que conecta pessoas, comunidades e redes e restaura relações e danos, levando em consideração as dimensões estruturais; como prevenção de futuras violências.
3ª Práticas informais e formais de justiça restaurativa com vivências.
4ª Realização de conversas, círculos de diálogo, círculos de conflitos como práticas restaurativas pelas educandas/os do processo de formação, acompanhados pela equipe do CDHEP.
A QUEM SE DESTINA A FORMAÇÃO
Pessoas que atuam nas áreas social, educacional e saúde
Preferencialmente moradores e/ou atuantes da periferia sul de SP (Campo Limpo, Capão Redondo, Jardim Ângela e Jardim São Luís)
DIAS E HORÁRIOS DA FORMAÇÃO
Quarta-feiras, das 14h às 18h (4 horas)
O primeiro sábado dos meses de abril, maio e junho, das 8h30 às 17h (8 horas)
AGENDA DA FORMAÇÃO
Março: quartas, dias 01, 08, 15, 22, 29 (4 horas cada dia), total de 20 horas
Abril: quartas, dias 05, 12, 19 e 26 (4 horas cada dia) e sábado, dia 01/04 (8 horas), total de 24 horas
Maio: quartas, dias 03, 10, 17, 24 e 31 (4 horas cada dia) e sábado, dia 06/05 (8 horas), total de 28 horas
Junho: sábado, dia 03 (8 horas) presencial. Acompanhamento e supervisão on-line.
A formação consiste em 80 horas presenciais no CDHEP e 20 horas com a vivência das práticas, acompanhamento e supervisão. Os participantes receberão um certificado da formação.
PERÍODO DE INSCRIÇÕES
De 14 de Fevereiro a 24 de Fevereiro
Confirmação da inscrição acontecerá alguns dias após a sua inscrição no curso
Início da Formação: 01 de Março
LOCAL DA FORMAÇÃO
Sede do CDHEP: Rua Dr. Luís da Fonseca Galvão, 180 - São Paulo/SP (próximo a estação Capão Redondo do metrô)
Comments