Entre os meses de agosto e dezembro de 2019 a equipe do CDHEP Campo Limpo facilitou o curso de formação para facilitadores e facilitadoras de práticas restaurativas para militantes do MTST (Movimentos dos Trabalhadores Sem Teto). As formações aconteceram aos domingos pela manhã na própria ocupação e contou com a presença de cerca de 20 pessoas.
“A formação fortalece uma prática de Justiça Restaurativa popular e comunitária a serviço da construção de um projeto Popular de nação. Com o CDHEP e MTST juntos a luta é para valer”, diz Mariana Pasqual, coordenadora do CDHEP.
O objetivo é implementar um núcleo comunitário de práticas restaurativas dentro da ocupação para lidar com os conflitos cotidianos de forma menos punitiva, mais coletiva e solidária.
“Aquilo que ficou mais marcado para mim de toda essa experiência é que a confluência acontece a partir do diálogo. Poder entender que o outro passa por frustrações e problemas como todas nós. É o olhar para o outro, para a sua história e para todos os problemas sociais que a gente vive” , contou Jussara Basso, coordenadora no MTST.
Comments