Práticas Sustentáveis em Hortas Urbanas
Oficina para Crianças da Periferia Sul de São Paulo
presencial
gratuito
A oficina, organizada a partir de um único encontro de duas horas, dirige-se a crianças (entre 7 e 11 anos) que residem e/ou estudam em escolas públicas ou entidades comunitárias da região do Jardim São Luís. O objetivo do encontro é apresentar de forma lúdica e sensorial os tipos, características e possibilidades de hortas urbanas, além do plantio e manuseio das plantas, além de contribuir para o desenvolvimento integral das crianças, estimulando experimentações, convivência e novas amizades. Essa formação acontece em parceria com a Associação Cultural Bloco do Beco.
parceria e apoio
Educadores da formação
Alê Monteiro
Educador
Alê atua como permacultor, arquiteto urbanista ecológico e social, regenerador das paisagens urbanas das bordas da cidade e educador ambiental. Ativista em relação às mudanças climáticas, ao lixo zero e ao “faça você mesmo”. Integra o NUPECI, coletivo residente do Espaço Cultural CITA, onde realiza ações diversas de permacultura. Articula ações em várias redes: Territorialidades (educação), Permaperifa (permacultura), Fórum de Cultura da Zona Sul e Sudoeste (cultura), Climate Leaders Brazil e outras. Integra outras iniciativas ambientais, principalmente na cidade de São Paulo e seus arredores.
Alex Zudão
Educador
Morador do bairro Jardim Trianon, de Taboão da Serra-SP, onde se localiza a Horta Popular Becos e Vielas e associação cultural homônima das quais participa. Está artista educador ambiental pela Escola Municipal Iniciação Artistica (EMIA) Chácara do Jockey e Permacultor Periférico pelo Coletivo Eparreh, é membro da Rede Permaperifa SP. Atualmente estuda no curso Técnico em Meio Ambiente na ETEC Guaracy Silveira.
Modesto Azevedo
Técnico Responsável pela horta
Modesto Azevedo, morador da Cohab Adventista, região do Capão Redondo, Zona Sul da Cidade de São Paulo. Ativista do movimento por moradia, atuou como orientador socioeducativo no CCA - Centro para Crianças e Adolescentes. Filho de lavrador, desde cedo aprendeu sobre técnicas populares de plantio, uso do solo e manutenção de hortas. Sendo assim, define que o jardineiro é a pessoa que cultiva plantas e trata de jardins e hortas de todos os tamanhos, em diferentes espaços, interiores e exteriores. Sua principal função é tratar e cuidar dos jardins e hortas, considerando suas especificidades. Para isso, precisamos preparar o solo, adubar a terra, plantar, regar, podar, controlar pragas e doenças. Com essas práticas, pretende-se criar uma experiência sensorial onde possam experimentar a natureza, mexer na terra, sentir o cheiro das ervas, pintar e brincar, estimular hábitos saudáveis e promover a valorização do meio ambiente.
A quem se destina a formação
-
Crianças que residem e/ou estudam em escolas públicas ou entidades comunitárias do Jardim São Luís
-
Faixa etária: entre 7 e 11 anos.
Conteúdos Desenvolvidos
-
Leitura da paisagem e preparação de canteiro instantâneo com crianças;
-
Compostagem e nutrição do solo;
-
Vamos Plantar! Plantio consorciado e reconhecer as combinações e tipologias;
-
Podas e sinalizações; pintura com tinta de terra.
Dias e Horários
-
Segundas, manhã: das 9h às 11h, tarde: das 14h às 16h
Agenda
-
Maio: segundas, dias 15 e 22.
-
Junho: segundas, dias 12 e 19.
Os encontros serão únicos, ou seja, cada encontro irá acolher participantes diferentes. As crianças receberão um certificado de participação.
Local da formação
Horta Feliz: Favela da Felicidade - Jardim Ibirapuera, São Paulo - SP, 05815-085, próximo ao Campo de Futebol Favela da Felicidade.