Formações e Assessorias
Entendemos a Educação Popular como um conjunto de princípios ético-político-metodológicos que orienta todas as ações do CDHEP. Consideramos os e as educandas sujeitos de direitos e uma educação política para a liberdade e autonomia é o horizonte desse nosso fazer. Além de prática transversal, o CDHEP possui um conjunto de ações específicas nesse eixo com o intuito de construir e fortalecer o movimento pela educação popular no Brasil e na América Latina. Paulo Freire e a pluralidade de seu legado são as nossas grandes referências.
Caso tenha interesse em realizar o curso em outro espaço, cidade ou estado
envie um email para cdhep@cdhep.org.br.
Conheça mais e participe das iniciativas que estão rolando
Projetos e Iniciativas
Educação Popular para Liberdade:
costurando saberes com mulheres da periferia sul
Fortalecimento do Fórum em Defesa da Mulher
O objetivo do projeto “Educação Popular para Liberdade: costurando saberes com mulheres da periferia sul” é fortalecer o Fórum em Defesa da Mulher da Periferia Sul de São Paulo, de modo a consolidar e educação permanente para a garantia dos direitos, para a igualdade de decisões e poder e para construção de um feminismo negro e comunitário nas entidades populares e nas políticas púbicas territorializadas.
A CASA É NOSSA
Centro Popular de Cuidado Integral da Mulher
O projeto “A Casa é Nossa” visa ofertar práticas de cuidado integral para mulheres usuárias do SUS e residentes dos distritos do Capão Redondo, Jd. Ângela, Jd. São Luís e Campo Limpo. O projeto está dividido em 4 eixos, que são: a educação popular, com rodas de conversa sobre a saúde da mulher; a consciência corporal, com aulas semanais de preparação para o parto; a saúde mental, com atendimento psicológico individual; e a segurança alimentar, com formação em ervas medicinais para a saúde da mulher.
CRESAN Inácio da Silva
Centro de Referência Local em Segurança Alimentar e Nutricional
Promoção do direito humano à alimentação de qualidade e com a participação popular de mulheres, crianças e outros atores que desenvolvem ações com alguma interface com as práticas de segurança alimentar e nutricional (SAN) na periferia Sul da cidade de São Paulo. A iniciativa, estruturada a partir de três eixos de atuação – abastecimento e articulação em rede, educação alimentar, e produção e consumo de alimentos.
AgPopSUS
Formação de Agentes Populares de Saúde
O AgPopSUS visa fortalecer a educação popular, a promoção da saúde, a vigilância em saúde, a promoção da equidade e a participação no âmbito do SUS. De forma descentralizada nos territórios periféricos urbanos e rurais, este Programa reconhece e valoriza o protagonismo da sociedade civil organizada no desenvolvimento de ações de educação popular em saúde para o fortalecimento do SUS.