top of page

Conheça nossas formações, assessorias, projetos e iniciativas

Justiça Restaurativa

icone-novo-JR.png
Formações e Assessorias

A Justiça Restaurativa é um conjunto ordenado e sistêmico de princípios, métodos, técnicas e atividades próprias que visam a conscientização sobre fatores relacionais, institucionais e sociais motivadores de conflitos e violências e por meio dos quais, os conflitos que geram dano, concreto ou abstrato, são transformados por meio da participação dos/as protagonistas principais. Fazem parte do procedimento restaurativo,  vítima, ofensor  e suas respectivas comunidades de afeto. Estas práticas são coordenadas por uma dupla de facilitadores e são regidas pelos princípios de voluntariedade, responsabilidade, confidencialidade, consensualidade imparcialidade, participação, empoderamento e informalidade.

​

Em 2005 o CDHEP iniciou suas atividades ao redor da Justiça Restaurativa que se tornou um eixo fundamental de suas ações. Hoje a instituição é reconhecida em âmbito nacional para discussões conceituais, formações e implementação de políticas de JR. Atuamos em âmbito comunitário e institucional, incluindo o sistema de justiça criminal.

Cursos

IMG_3437-VOC.jpg

Conferência Restaurativa Vítima-Ofensor-Comunidade

A Prática Restaurativa Vítima-Ofensor-Comunidade (VOC), utilizada em inúmeros países do mundo, é focada principalmente em um conflito disparador.

Caso tenha interesse em realizar o curso em outro espaço, cidade ou estado

envie um email para cdhep@cdhep.org.br.

Projetos e Iniciativas
logo_nucleo_V1-768x759-bx.png
JR-icone.png
EP-icone.png

Núcleo Comunitário de Justiça Restaurativa e Educação Popular

suporte a entidades, coletivos e equipamentos públicos para atuarem na transformação social local, lidando com conflitos cotidianos, a fim de disseminar possibilidades de resolução não violenta

Conheça mais e participe das iniciativas que estão rolando

Projetos acontecendo no CDHEP

logo-home.png
bottom of page