top of page

Justiça Restaurativa
Comunitária

JR-icone.png
presencial
gratuito

Este curso dirige-se a pessoas que  atuam nas áreas social, educacional e de saúde em instituições públicas, organizações sociais, movimentos, comunidades, coletivos, igrejas e pastorais. Convidamos os profissionais da política de assistência social e de saúde (SUS) que atuam e/ou residem na região da periferia sul de SP (Campo Limpo, Capão Redondo, Jardim Ângela e Jardim São Luís), umas das regiões mais violentas da cidade de São Paulo, território em que o CDHEP está há mais de 40 anos.

​

A formação é composta por vivências, exposições teóricas e trabalho em grupo. A última parte da formação será dedicada à aplicação de práticas restaurativas pelas educandas/os em suas instituições, comunidades, movimentos ou coletivos, sempre com acompanhamento da equipe do CDHEP.

Educadores da formação

Joana_IMG_1710.jpg

Joana Blaney

Educadora e fundadora da área de Justiça Restaurativa

Mestre em Educação pela Universidade de Maryland – EUA. Formada em Justiça Restaurativa pela AJURIS, Escola Superior da Magistratura no Rio Grande do Sul. Possui Certificado como Facilitadora e Treinadora dos Facilitadores em Práticas e Círculos de Justiça Restaurativa pelo Instituto Internacional por Práticas Restaurativas. Fez formação em Círculos de Construção de Paz. Atuou como educadora e diretora em escolas urbanas por mais de 20 anos. Em São Paulo, atou em projetos na área de gênero e mulheres em situação de violência doméstica na Casa Sofia, Jardim Ângela e na Associação Fala Mulher na região central de São Paulo. Também trabalhou com meninos e meninas em situação de rua como diretora da Associação de Apoio dos Meninos e Meninas de Região Sé. Possui longa experiência na área de mediação de conflitos e práticas restaurativas. É co-fundadora da linha de Justiça Restaurativa do CDHEP. Facilitadora do Curso “Escolas de Perdão e Reconciliação” da Bogotá, Colômbia. Realizou trabalhos nos presídios em São Paulo. Dei palestras e cursos da Justiça Restaurativa em Quênia, Irlanda do Norte (European Fórum for Restorative Justice), Austrália, Ruanda, Finlândia, Estados Unidos e várias partes do Brasil.

martina.jpg

Martina González Garcia

Educadora

Licenciada em Pedagogia e graduada em teologia pelo Instituto Teológico de SP. Mestra e Doutora em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade de São Paulo – PUC/SP. Tem formação em Círculos de Paz com Key Pranis e outras práticas de justiça restaurativa pelo CDHEP. Atua como educadora nas Escolas de Perdão e Reconciliação e Práticas de Justiça Restaurativa.

Cintia-Site.jpg

Cintia Santos

Educadora

Mulher negra, mãe, Assistente Social graduada pela Universidade Nove de Julho em 2019, Facilitadora de Processos Circulares desde 2017, formada pelo CDHEP, Agente de Projetos Sociais, formada pelo SENAC em 2019. Atua há 6 anos na área social no território de Capão Redondo e Campo Limpo. Atuou como Assistente Técnica no Centro para Juventude do Projeto Arrastão, na perspectiva da preparação, promoção e inclusão dos jovens em situação de vulnerabilidade social no mundo do trabalho. Agora ingressa diretamente na equipe de educadores do CDHEP no projeto "Estamos Juntas", com o objetivo de proporcionar e promover um espaço de troca de experiências e saberes entre mulheres de todo o Brasil, na perspectiva de união e empoderamento feminino.

Nita.jpg

Yohaisa Guevara

Educadora

Mulher, venezuelana, socióloga e internacionalista. Defensora dos direitos das mulheres, crianças e migrantes. Coordenou diversos programas sociais na Venezuela de atenção às mulheres e à pobreza. Foi analista do projeto de formação social "Coordenar e Cuidar de Gestantes com Plano de Parto Humanizado". 

A quem se destina a formação

  • Pessoas que atuam nas áreas social, educacional e saúde

  • Preferencialmente moradores e/ou atuantes da periferia sul de SP (Campo Limpo, Capão Redondo, Jardim  Ângela e Jardim São Luís)

Dias e Horários

Fique atento às nossas redes para participar da próxima formação.

Agenda

Fique atento às nossas redes para participar da próxima formação.

Período de inscrição

Fique atento às nossas redes para participar da próxima formação.

Local da formação

Sede do CDHEP: Rua Dr. Luís da Fonseca Galvão, 180 - São Paulo/SP

(próximo à estação de metrô Capão Redondo)

Conteúdos Desenvolvidos

1. O que te motiva: Atividade da linha da vida
2. Como somos violentos
3. Desenvolvimento destrutivo do conflito
4. Atividade dos gravetos que traz a percepção do conflito como potência de transformação
5. Iniciar explicação sobre as necessidades e sentimentos
6. Lógica das verdades, necessidades
7. Desconstrução da punição
8. Justiça Restaurativa e os marcadores sociais
9. Lógica da perguntas Restaurativas do informal para o formal
10. Vivência de círculo Vítima – Ofensor – Comunidade
11. Vivência de um círculo de paz
12. Círculo de Paz – Fundamentos
13. Conferência do Grupo Familiar – Fundamentos
14. Vivência – Conferência do Grupo Familiar
15. Simulação de um caso concreto a partir de um caso apresentado
16. Exercício de facilitação de círculo dentre os participantes

Inscreva-se

Inscrições

Fique atento às nossas redes para participar da próxima formação. 

logo-home.png
bottom of page