Justiça Restaurativa e redes:
Construção de apoios e de garantia de direitos
presencial
gratuito
Este curso teórico-prático tem foco na formação, articulação e atuação de redes como dimensão fundamental das Práticas de Justiça Restaurativa (JR), visando à construção de apoios e garantias de direitos. A iniciativa, dividida em 03 (três) encontros, é voltada para pessoas que já atuam ou tenham formação em Justiça Restaurativa.
​
A formação trabalhará com uma proposta de JR que foca as estruturas violentas que, muitas vezes, estão por trás dos conflitos relacionais. Assim, é fundamental para o fortalecimento dos direitos humanos e para a transformação social uma JR que seja construída em diálogo com a lógica de redes de garantia de direitos – entendidas como um encontro entre múltiplos saberes e olhares, representados por diferentes pessoas e grupos.
​
Analisando casos concretos, a formação mostrará como as redes também são espaços e/ou comunidades de aprendizado. A partir da abordagem dos âmbitos micro e macro, o curso indicará um conjunto de princípios ético-educativos orientadores da forma de compreender, articular e capacitar redes de proteção e de implementação de direitos que sustentem os processos restaurativos – para efetivar acordos eventualmente firmados na JR e propiciar que a lógica restaurativa seja difundida entre um maior número de pessoas e grupos, além de fomentar uma perspectiva democrática de participação e construção coletiva.
Conteúdos Desenvolvidos
– Justiça Restaurativa e respostas complexas e sistêmicas a partir dos conflitos
– Definições, objetivos e impactos da rede
– Âmbitos/dimensões das redes, mapeamento, construção, articulação e sustentabilidade
– Redes e Justiça Restaurativa
– A importância de se problematizar a horizontalidade da rede na JR
– Redes e comunidades