top of page
  • comunicacao6949

Curso Conferência de Grupo Familiar reúne pessoas de diversos Estados em SP

Entre os dias 27 e 29 de junho o CDHEP promoveu a primeira turma do curso Conferência de Grupo Familiar (CGF), uma das práticas da Justiça Restaurativa que tem como objetivo cuidar do bem-estar e das relações das pessoas do núcleo familiar, com atenção especial à pessoa vulnerável e desprovida de cuidados ou direitos. 

Estiveram presentes no curso 25 pessoas de diversos Estados. “A dinâmica inicial que fez com que os participantes voltassem para momentos difíceis de suas próprias famílias. Isso conectou o grupo imediatamente com a complexidade desses casos e o cuidado necessário devido às relações afetivas envolvidos”, conta Petronella Maria Boonen (Nelly), facilitadora do CDHEP.

De acordo com a facilitadora o curso tratou, basicamente, de exercícios práticos: a primeira abordagem, pré-círculos e a vivência de casos reais, tendo os participantes que assumir os papéis das pessoas envolvidas. “As pessoas saírem com vontade de aplicar a metodologia”, afirma Nelly. 

A Conferência de Grupo Familiar, ou apenas CGF, é uma reunião mediada entre membros de uma família nuclear ou estendida com participação de pessoas próximas. Em algum momento podem contar com a colaboração de representantes de instituições públicas de saúde, assistência social, educação ou judicial visando a garantia e efetivação de direitos. 

Contudo, a conferência propriamente dita é um espaço reservado aos familiares e seus próximos, sem participação de pessoas de outras instituições. O procedimento da CGF ajuda as pessoas a tomar decisões sobre a melhor maneira de sustentar as relações do grupo e cuidar, especialmente, dos membros necessitados. 

Inscreva-se no nosso site e nos acompanhe pelo Facebook para ficar por dentro da nosso programação.

27 visualizações0 comentário

Receba novidades por email

Obrigado pelo envio!

logo-home.png
bottom of page