top of page
  • comunicacao6949

Seminário online Segurança Pública: controle das polícias, luta contra violações e ações institucion

O CDHEP e o Fórum em Defesa da Vida convidam a todas e todos para participar do seminário online Segurança Pública: controle das polícias, luta contra violações e ações institucionais. O evento ocorrerá entre os dias 26 e 29 de outubro e contará com quatro lives, em que serão discutidos: o controle das polícias, os impactos das segurança pública nas periferias, a ação dos movimentos sociais de resistência e o posicionamento dos candidatos à prefeitura sobre a segurança pública que queremos.

O evento tem como objetivo discutir as questões vinculadas à segurança pública de forma ampla, ouvindo os diferentes atores sociais implicados nessas temáticas; e conta com a organização e apoio de diversos parceiros, como Rede de Proteção e Resistência contra o Genocídio, Sociedade Santos Mártires, A Bordar Espaço Terapêutico, COOHABRAS , Fórum de Culturas Zona Sul e Sudeste, GT Abordagens Policiais, A Banca e Ponte Jornalismo.

Além disso, o seminário busca estimular o compromisso dos candidatos à prefeitura de São Paulo com as pautas dos movimentos sociais sobre a segurança pública, por meio de suas presenças e do posicionamento com relação à carta compromisso elaborada pelas entidades mobilizadoras do evento. Essa carta é resultado de amplo processo de discussão no território e faz parte do que está sendo denominado de “Cesta Básica da Cidadania” – um conjunto de reivindicações proposto pelo Fórum em Defesa da Vida e que, além da segurança, abarca outras temáticas, como educação e cultura, moradia digna, saúde e renda cidadã.

Essa iniciativa faz parte das ações de preparação para a 25ª edição da Caminhada pela Vida e pela Paz, manifestação popular que acontece tradicionalmente no dia 2 de novembro no território das subprefeituras de M’Boi Mirim e Campo Limpo.

Programação

26/10/2020 – Quem controla as polícias? Desafios da atuação institucional e social

Participantes: 1 – Elizeu Soares Lopes – Ouvidor das Polícias do Estado de São Paulo 2 – Fausto Salvadori – Diretor de redação da Ponte Jornalismo 3 – Arthur de Lemos Jr. – Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo 4 – Letícia Avelar – Defensora pública coordenadora auxiliar do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública de São Paulo.

Mediação: Elânia Francisca – psicóloga e co-fundadora do A Bordar Espaço Terapêutico

27/10/2020 – Movimentos sociais e de resistência às ações genocidas do Estado

Participantes: 1 – Francilene Gomes Fernandes – Mães de Maio 2 – Marcio Bhering e Luana de Oliveira – Rede de Resistência e Periferia segue sangrando 3 – Padre Jaime Crowe – Fórum em Defesa Da Vida 4 – Sheila de Carvalho – Advogada Internacional de Direitos Humanos e da UneAfro

Mediação: Fabiana Ivo – Coordenadora Pedagógica do Negócio de Impacto da Periferia A BANCA

28/10/2020 – Ação policial e seus impactos sociais nos territórios periféricos

Participantes: 1 – Dennis Pacheco – Pesquisador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública 2 – Sr. Adilson Paes de Souza – Tenente coronel da PM aposentado e doutor pelo IPUSP 3 – Denis Martins – consultor de relações raciais da Justiça Restaurativa do Estado de São Paulo, pesquisador pelo CELACC USP.

Mediação: Sirlene Araújo Dias Presidenta, diretora pedagógica e educadora popular da Cooperativa Habitacional Central do Brasil – COOHABRAS

29/10/2020 – A segurança pública que queremos: um diálogo com os candidatos a prefeitura de São Paulo

Participantes: Candidatos à Prefeitura de São Paulo ainda não confirmados

Mediação: Carlos Eduardo Mendes Psicólogo mestre e doutor pelo Instituto de Psicologia da USP, com ênfase na psicologia social comunitária e Membro do Fórum em Defesa da Vida.

2 visualizações0 comentário

Receba novidades por email

Obrigado pelo envio!

logo-home.png
bottom of page