
Facilitadoras e Facilitadores em Processos Circulares

presencial
gratuito
O Processo Circular é uma prática restaurativa desenvolvida pela professora Kay Pranis e tem como essência os propósitos, princípios e valores da Cultura da Paz e da Justiça Restaurativa. Sua estrutura cria um espaço intencional que possibilita a expressão da verdade pessoal, pois permite que os envolvidos estejam inteiros e presentes no processo. Por meio da construção de significados e pertencimento, é possível revelar aspirações mais profundas, conseguir reconhecer medos, liberar as defesas, potencializar e trazer para a vivência os valores mais fundamentais, evocando a sabedoria individual e coletiva. Durante os círculos também é possível reconhecer e acessar dons e potenciais criativos ainda desconhecidos e, principalmente, conscientizar os participantes em todos os aspectos da experiência humana: mental, física, emocional e espiritual.
Conteúdos Desenvolvidos
Esta formação tem como objetivos:
– Desenvolver habilidades que conectem com as características do papel do facilitador/guardião desempenhado para esse processo e compreender as estruturas propostas por essa metodologia.
– Convidar cada vez mais pessoas a refletirem sobre suas relações pessoais, institucionais, sociais e principalmente sua relação consigo mesmo e terem o círculo como possibilidade de conexão nas diferentes formas de convivência.
Temas dos Encontros
– Práticas informais e formais de Justiça Restaurativa;
– Introdução sobre o poder da família;
– Conteúdo da Conferência do Grupo Familiar;
– Situações possíveis de aplicação da Conferência do Grupo Familiar;
– Facilitação do processo da Conferência do Grupo Familiar: antes, durante e depois;
– Participantes;
– Papel da facilitadora ou do facilitador;
– Estudos de casos.