Plantio e Manuseio
de Ervas Medicinais
Formação para Mulheres da Periferia Sul de São Paulo
presencial
gratuito
Inscrições Encerradas!
Este curso, organizado a partir de 8 encontros, dirige-se a mulheres que atuam e/ou residem na região da periferia sul de SP (Campo Limpo, Capão Redondo, Jardim Ângela e Jardim São Luís) e tenham interesse em aprender sobre plantio e manuseio de ervas medicinais e práticas naturais de cuidado e autocuidado.
Conheça também a Oficina para Crianças da Periferia Sul de São Paulo
Educadores da formação
Cidinha Rodrigues
Educadora
Cidinha Rodrigues é terapeuta integrativa no Espaço Cuidar, que fica na Associação Povo em Ação. Realiza atendimentos com as terapias de Auriculoterapia, Florais de Bach, Reiki e plantas medicinais. Atualmente cursa graduação em acupuntura, com o propósito de democratizar o acesso a esse tipo de medicina tradicional chinesa, trazendo a técnica para o espaço. Promove o autocuidado de forma natural, através de oficinas sobre plantas medicinais e segurança alimentar e nutricional. É oficineira de artesanato no SASF Capão Redondo I.
Modesto Azevedo
Técnico Responsável pela horta
Modesto Azevedo, morador da Cohab Adventista, região do Capão Redondo, Zona Sul da Cidade de São Paulo. Ativista do movimento por moradia, atuou como orientador socioeducativo no CCA - Centro para Crianças e Adolescentes. Filho de lavrador, desde cedo aprendeu sobre técnicas populares de plantio, uso do solo e manutenção de hortas. Sendo assim, define que o jardineiro é a pessoa que cultiva plantas e trata de jardins e hortas de todos os tamanhos, em diferentes espaços, interiores e exteriores. Sua principal função é tratar e cuidar dos jardins e hortas, considerando suas especificidades. Para isso, precisamos preparar o solo, adubar a terra, plantar, regar, podar, controlar pragas e doenças. Com essas práticas, pretende-se criar uma experiência sensorial onde possam experimentar a natureza, mexer na terra, sentir o cheiro das ervas, pintar e brincar, estimular hábitos saudáveis e promover a valorização do meio ambiente.
A quem se destina a formação
-
Mulheres (cis, trans e não-binárias), preferencialmente moradores e/ou atuantes da periferia sul de SP (Campo Limpo, Capão Redondo, Jardim Ângela e Jardim São Luís)
-
Faixa etária: a partir de 18 anos.
Dias e Horários
-
Sábados, das 14h às 18h (4 horas)
Agenda
-
Março: sábados, dias 11, 18 e 25 (4 horas cada dia), total de 12 horas
-
Abril: sábados, dias 01, 08, 15, 22 e 29 (4 horas cada dia), total de 20 horas
A formação consiste em 32 horas presenciais, divididas em 8 encontros. As participantes receberão um certificado da formação.
Período de inscrição
-
De 28 de Fevereiro a 03 de Março.
-
Confirmação da inscrição acontecerá alguns dias após a sua inscrição no curso
Local da formação
Povo em Ação: Gingadinho, alt. 68 – Conj, Habitacional Jardim São Bento, São Paulo/SP, 05886-410 (próximo à EMEI Conj. Habitacional Valo Velho)
Conteúdos Desenvolvidos
-
Plantas Medicinais: suas propriedades e indicações;
-
Farmácia Natural em casa: como utilizar as ervas medicinais;
-
Como preparar fitoterápicos: chás, tinturas e medicamentos naturais;
-
Vamos Plantar! plantio e manuseio de ervas medicinais;
-
Práticas de autocuidado com ervas medicinais.
Inscrições
Fique atento às nossas redes para participar da próxima formação.