top of page

Plantio e Manuseio
de Ervas Medicinais

Oficina para Crianças da Periferia Sul de São Paulo

DH-icone.png
EP-icone.png
presencial
gratuito
Inscrições Encerradas!

A oficina, organizada a partir de um único encontro de duas horas, dirige-se a crianças (entre 7 e 11 anos) que residem e/ou estudam em escolas públicas ou entidades comunitárias da região da periferia sul de SP (Campo Limpo, Capão Redondo, Jardim Ângela e Jardim São Luís). O objetivo do encontro é apresentar de forma lúdica e sensorial os tipos e características das ervas medicinais, além do plantio e manuseio das plantas.

​

Conheça também a Formação para Mulheres da Periferia Sul de São Paulo

Educadores da formação

Foto_Cidinha.jpeg

Cidinha Rodrigues

Educadora

Cidinha Rodrigues é terapeuta integrativa no Espaço Cuidar, que fica na Associação Povo em Ação. Realiza atendimentos com as terapias de Auriculoterapia, Florais de Bach, Reiki e plantas medicinais. Atualmente cursa graduação em acupuntura, com o propósito de democratizar o acesso a esse tipo de medicina tradicional chinesa, trazendo a técnica para o espaço.  Promove o autocuidado de forma natural, através de oficinas  sobre   plantas medicinais e segurança alimentar e nutricional. É oficineira de artesanato no SASF Capão Redondo I.

Modesto Azevedo

Foto_Modesto.jpeg

Técnico Responsável pela horta

Modesto Azevedo, morador da Cohab Adventista, região do Capão Redondo, Zona Sul da Cidade de São Paulo. Ativista do movimento por moradia, atuou como orientador socioeducativo no CCA - Centro para Crianças e Adolescentes. Filho de lavrador, desde cedo aprendeu sobre técnicas populares de plantio, uso do solo e manutenção de hortas. Sendo assim, define que o jardineiro é a pessoa que cultiva plantas e trata de jardins e hortas de todos os tamanhos, em diferentes espaços, interiores e exteriores. Sua principal função é tratar e cuidar dos jardins e hortas, considerando suas especificidades. Para isso, precisamos preparar o solo, adubar a terra, plantar, regar, podar, controlar pragas e doenças. Com essas práticas, pretende-se criar uma experiência sensorial onde possam experimentar a natureza, mexer na terra, sentir o cheiro das ervas, pintar e brincar, estimular hábitos saudáveis e promover a valorização do meio ambiente.

A quem se destina a formação

  • Crianças que residem e/ou estudam em escolas públicas ou entidades comunitárias da periferia sul de SP (Campo Limpo, Capão Redondo, Jardim Ângela e Jardim São Luís)

  • Faixa etária: entre 7 e 11 anos.

Dias e Horários

  • Quartas, das 14h às 16h (2 horas)

Agenda

  • Março: quartas, dias 08, 15 e 22 (2 horas cada dia) 

  • Abril: quartas, dias 05, 12, 15, 19 e 26 (2 horas cada dia)

Período de inscrição

  • De 28 de Fevereiro a 10 de Março. 

  • Confirmação da inscrição acontecerá alguns dias após a sua inscrição na oficina

Local da formação

Povo em Ação: Gingadinho, alt. 68 – Conj, Habitacional Jardim São Bento, São Paulo/SP, 05886-410 (próximo à EMEI Conj. Habitacional Valo Velho)

Conteúdos Desenvolvidos

  • O que é, e quais são as plantas medicinais. 

  • Vamos Plantar! plantio e manuseio. 

  • Cuidados que as plantas e a horta precisam.

  • Resgatando Histórias 

  • O Poder de Cura das Plantas Medicinais.

  • Cheirinho de chá! Como as ervas medicinais podem ser utilizadas para consumo.

  • Semeando o conhecimento.   

Inscreva-se

Inscrições

Fique atento às nossas redes para participar da próxima formação. 

logo-home.png
bottom of page