
CRESAN Inácio da Silva
Centro de Referência Local em Segurança Alimentar e Nutricional Inácio da Silva


#alimentação #saúde #segurança

realização

patrocínio

O projeto busca contribuir com a implementação de um Centro de Referência Local em Segurança Alimentar e Nutricional, tendo em vista a promoção do direito humano à alimentação de qualidade e com a participação popular de mulheres, crianças e outros atores que desenvolvem ações com alguma interface com as práticas de segurança alimentar e nutricional (SAN) na periferia Sul da cidade de São Paulo. A iniciativa, estruturada a partir de três eixos de atuação – abastecimento e articulação em rede, educação alimentar, e produção e consumo de alimentos; contará com dois espaços destinados a apoiar as formações, vivências e trabalhos em grupos, sendo esses, uma cozinha-escola e horta-escola comunitárias.
O objetivo dos espaços comunitários e formativos é promover práticas e diálogos em segurança alimentar e nutricional através de cursos e oficinas com mulheres e crianças em situação de insegurança alimentar, tendo como temas de aprendizagem a produção de alimentos, hortas urbanas, ciclo alimentar, estudo de solo, ervas medicinais, dentre outros; no eixo de produção e consumo de alimentos. E, a partir da linha de educação alimentar, a formação em panificação enriquecida, aproveitamento integral de alimentos e consumo consciente. A expectativa é a partir dessa estrutura promover a consolidação de uma rede local articulada e duradora de equipamentos públicos, varejo e produtores locais, entidades sociais do território e universidades em torno de uma política local de acesso, produção e abastecimento de alimentos no território.
Plantio e Manuseio de Ervas: Cursos e Oficinas
As formações iniciais previstas para o eixo de Produção e Consumo de Alimentos irão acontecer entre março e abril de 2023, sendo essas:
Curso para Mulheres
Este curso, organizado a partir de 8 encontros, dirige-se a mulheres que atuam e/ou residem na região da periferia sul de SP (Campo Limpo, Capão Redondo, Jardim Ângela e Jardim São Luís) e tenham interesse em aprender sobre plantio e manuseio de ervas medicinais e práticas naturais de cuidado e autocuidado.
-
Plantas Medicinais: suas propriedades e indicações;
-
Farmácia Natural em casa: como utilizar as ervas medicinais;
-
Como preparar fitoterápicos: chás, tinturas e medicamentos naturais;
-
Vamos Plantar! plantio e manuseio de ervas medicinais;
-
Práticas de autocuidado com ervas medicinais.
Oficina para Crianças
A oficina, organizada a partir de um único encontro de duas horas, dirige-se a crianças (entre 7 e 11 anos) que residem e/ou estudam em escolas públicas ou entidades comunitárias da região da periferia sul de SP (Campo Limpo, Capão Redondo, Jardim Ângela e Jardim São Luís). O objetivo do encontro é apresentar de forma lúdica e sensorial os tipos e características das ervas medicinais, além do plantio e manuseio das plantas.
-
O que é, e quais são as plantas medicinais.
-
Vamos Plantar! plantio e manuseio.
-
Cuidados que as plantas e a horta precisam.
-
Resgatando Histórias
-
O Poder de Cura das Plantas Medicinais.
-
Cheirinho de chá! Como as ervas medicinais podem ser utilizadas para consumo.
-
Semeando o conhecimento.