top of page
  • comunicacao6949

Curso em Direitos Humanos forma defensores populares na periferia

Desde o mês de agosto, o CDHEP em parceria com o Centro de Estudos de História da América Latina/CEHAL da PUC/SP, está promovendo uma formação em Diretos Humanos. O objetivo é formar lideranças comunitárias e moradores e moradoras da periferia Sul da cidade de São Paulo para atuarem na prevenção e orientação na garantia dos Direitos Humanos e em casos de suas violações.

Para atuar como defensor e defensora popular é essencial que haja o conhecimento sobre os direitos fundamentais, além dos instrumentos básicos para a qualificação da denúncia, por isso, no curso o participante é estimulado a elaborar uma crítica ao Sistema de Justiça, além de ser convidado a conhecer à Justiça Restaurativa, em uma abordagem que apresenta as violências estruturais do Estado.

Para Hugo Ricardo da Silva, participante do curso e morador do Campo limpo, o conteúdo oferecido foi um dos motivadores para se inscrever: “Me interessei pelo curso porque ele está sendo promovido pelo CDHEP, que é um Centro especializado nessa área, pela grade do curso, por ter temas bem próximos da nossa realidade e também pela competência de quem o aplica”, afirma.

No curso, vários temas são abordados como os fundamentos filosóficos e históricos dos Direitos Humanos; DH, gênero e intersubjetividade; DH e questões étnico-raciais; Estrutura do Estado brasileiro e desmonte pós-reformas de 2017; pedagogia da proteção; dentre outros.

Para Eunice Aparecida dos Santos, participante da formação, o conteúdo aprendido no curso será útil em seu trabalho diário, especialmente com relação a mediação de conflito: “Eu aplico os ensinamentos no meu serviço, com rodas de conversas para mediar algum conflito entre os jovens que trabalho ou até mesmo da equipe”, diz.

As inscrições para o curso já estão encerradas. Essa formação tem duração de dois meses, com total de dez encontros e carga horária de 25 h. Ao final os participantes com freqüência mínima de 70% receberão certificados de conclusão.

1 visualização0 comentário

Receba novidades por email

Obrigado pelo envio!

logo-home.png
bottom of page