top of page
  • comunicacao6949

Reflexões dentro do marco dos 10 anos de Justiça Restaurativa no Brasil

Na última sexta feira, 06 de março de 2015, aconteceu o Seminário Justo e Necessário, no Centro de Direitos Humanos e Educação Popular de Campo Limpo – CDHEP, que contou com a participação de pouco mais de 100 pessoas, dentre elas, ligadas ao sistema prisional, judiciário, pesquisadores, operadores de entidades socioeducativas, além de agentes da Pastoral Carcerária do Brasil.

O evento iniciou com a exibição do curta “A espiral do injusto”, que apresenta uma reflexão sobre a Justiça Penal e as alternativas da Justiça Restaurativa.

Em seguida, Padre Valdir Silveira, Coordenador Nacional da Pastoral Carcerária do Brasil, fez uma exposição sobre o desenvolvimento da Justiça Restaurativa no Sistema Prisional, a partir da iniciativa da Pastoral.

Luiza Scardua, coordenadora do Núcleo de Práticas de Justiça Restaurativa do CDHEP em Cascavel-PR, retratou o desenvolvimento do Núcleo, desde o seu início em 2011, atendendo casos em parceria com a Vara de Infância e Juventude em Cascavel.

Andrea Arruda, apresentou o percurso da Justiça Restaurativa Juvenil, com adolescentes e jovens em conflito com a lei, que resultou no livro “Justiça Restaurativa Juvenil – Reconhecer, Responsabilizar-se, Restaurar”.

O evento teve como proposta contribuir para a reflexão dentro do marco dos 10 anos de Justiça Restaurativa no Brasil.

Nesta mesma tarde, o CDHEP homenageou Joana Blaney pelas suas valiosas contribuições ao CDHEP e em específico a Justiça Restaurativa. Veja como foi a homenagem a Joana

O CDHEP então partilha sua experiência em 3 filmes, dois curtas sobre o sistema de justiça e sobre a atuação da Pastoral Carcerária na ótica da JR. E um longa de 40 minutos, que apresenta tanta casos e experiências práticas de vítimas e ofensores, como os processos de formação, além de testemunhos de pessoas que estão aplicando os conteúdos dos cursos em sua prática profissional.

Justo e NecessárioEnglish | Español | Deutsch


A espiral do injustoEnglish | Español | Deutsch


Um mundo sem prisõesEnglish | Español | Deutsch


6 visualizações0 comentário

Receba novidades por email

Obrigado pelo envio!

logo-home.png
bottom of page